8 de julho de 2019

Casters, Proplayers e o CBlol o que tem a ver?

O texto de hoje, deveria ser o texto sobre os jogos que eu gostei da rodada do CBLol, mas vai ser sobre o tema “polêmico” que está rolando no twitter que é:

A diferença de conhecimento entre “casters” e jogadores e o LoL BR.

O que me motivou a escrever isso é uma série de tweets do Eric do Mais Esports, onde ele começa dizendo ” Jogador e Caster sempre terão um abismo de diferença de conhecimento de jogo. É assim no Brasil e é assim em todo lugar do mundo.” e pegando esse ponto como ponto de partida, vou começar a dizer o porquê acho que apesar da intenção boa dele em comentar tal assunto, a frase dele é errada e por isso prejudicial pra colaborar com qualquer tipo de discussão.

É completamente idealista pensar que alguém (caster) não pode conhecer tão bem de algo quanto o outro alguém que executa esse algo (proplayer), só pelo fato de que na questão pratica o segundo é melhor que o primeiro.

Pra ter isso provado -mais claro- a gente precisa entender do que se trata “conhecer” o jogo nesse aspecto. E com uma analise breve eu diria que o lol é um jogo baseado em 3 aspectos gerais:

  • Dados: Números dos Campeões, dano, vida, mana, range etc etc.
  • Estratégia: como usar os dados, por onde conseguir vencer frente os dados conhecidos do time atual frente o time inimigo.
  • Mecânica: Sua habilidade mental/corporal para usar o campeão

Agora vamos a algumas perguntas:

Os dados são privados a apenas Jogadores Profissionais e Treinadores?
Não! Os dados estão abertos para todas pessoas que se interessem pelo jogo, em nível profissional ou não, é amplamente divulgado e há uma série de criação de conteúdo em cima desses dados e suas constantes mudanças

Há como se entender estratégias aplicadas pelos times/jogadores ao redor do mundo?
Sim! Com certeza há como, há um grande abismo entre a teoria e a pratica e apesar de que um deva andar junto ao outro, não há nenhum demérito em ser melhor em um do que no outro, se pode saber toda teoria de como fazer um bom omelete e mesmo assim não conseguir executa-lo de forma primorosa.

Há como entender e nivelar a mecânica do pro-player mesmo que você não consiga executa-la de maneira idêntica?
Mas é claro que sim. Não haveria possibilidade de haver Pelé, Messi, Cristiano Ronaldo se as pessoas não conseguissem olhar e entender que aquilo está sendo executado de forma primorosa.

E no final das contas então onde está toda a questão?

É preciso entender o papel de cada um no todo, conseguir ser menos egocêntrico, respeitar e admitir o conhecimento do outro quando de fato esse conhecimento é valido e honesto e nada disso tira a justeza que tem questionar quando se pensa que algo está errado ou é injusto.

Então pra mim, dito tudo isso, fica evidente que é preciso deixar o idealismo de lado e começar a falar as coisas com mais calma e reflexão, porque a frase com o sentido de que o abismo de conhecimento de um e outro existirá pra sempre é de uma falta de conhecimento (desculpem hehe) tremendo sobre o que se trata o processo pedagógico.

E no final, pra mim, o ponto é: O que é preciso fazer pra melhorar e aumentar o conhecimento dos casters sobre o jogo?

O que é preciso fazer/mudar para aumentar e melhorar a qualidade das analises do jogo?

Compartilha no FB!
SHARE:
e-sports, Esportes, League of Legends 0 Replies to “Casters, Proplayers e o CBlol o que tem a ver?”